Edições anteriores da Conferência
XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro - XIV ESCEx
Rio de Janeiro
Rio de Janeiro, BR
agosto 7, 2023 – agosto 11, 2023
O XIV Encontro do Sistema Cultural do Exército (XIV ESCEx), que contou com a presença dos Assessores Culturais dos Comandos Militares de Áreas e de grande parte das Regiões Militares, membros da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) e representantes das demais Forças Armadas, para participarem de uma série de palestras que abordaram a ligação da mística militar com o patrimônio imaterial do Exército Brasileiro.
Visualizar detalhes da conferência
XII Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro - XII ESCEx
Comando Militar do Sul (CMS)
Rua dos Andradas, 562 - Centro - Porto Alegre/RS - Brasil
Cep 90029-900
Porto Alegre/RS, BR
novembro 25, 2021 – novembro 29, 2021
XII Encontro do Sistema Cultural do Exército (XII ESCEx) planejado para o ano de 2021, é uma atividade periódica da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx) como objetivo de atualizar e padronizar procedimentos pertinentes ao Assessores Culturais dos Comandos Militares de Área (C Mil A) e Regiões Militares (RM) quanto as novas práticas e legislações vigentes no campo cultural, assim como de estreitar a comunicação entre os mesmos.
Nos últimos anos alguns dos museus brasileiros passaram por sinistros direcionado sintrinsecamente a forma como a gestão de riscos destes Espaços Culturais estava sendo conduzida. Infelizmente, o incêndio do Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, do Museu de História Natural da Universidade Federal de Minas Gerais e da Cinemateca de São Paulo, são apenas alguns dos exemplos do risco que o patrimônio nacional está exposto. Tais eventos, apesar de negativos, fomentaram com maior intensidade o debate sobre estas questões no campo museal, o Exército Brasileiro, não poderia se eximir destas discussões, de forma que o tema escolhido para este ano foi “Gestão de Riscos em Espaços Culturais”.
A palavra conservador, tradicionalmente empregada para designar o profissional dos museus, deixa evidente que a primeira tarefa que a ele se impõe é a de conservar, preservar e salvaguardar os bens que se reúnem nas coleções e acervos. Torna-se assim um gestor de riscos, a fim de prevenir e evitar perdas face a ameaças, acidentes e desastres.
O conhecimento dos riscos a que está sujeito e de suas vulnerabilidades permite que o museu planeje medidas de prevenção, de controle e resposta a situações de emergência, favorecendo o desenvolvimento de ações, o estabelecimento de prioridades e alocação de recursos que visem minimizar os efeitos negativos sobre o acervo e a edificação.
Desta forma gestão de riscos é a utilização integrada dos recursos e conhecimentos disponíveis, com o objetivo de prevenir riscos, minimizar seus efeitos e responder às situações de emergência.
Clique no link para acessar os vídeos com as apresentações: Link
Visualizar detalhes da conferência
XI Encontro do Sistema Cultural do Exército Brasileiro - XI ESCEx
julho 11, 2021 – julho 12, 2021
O XI Encontro do Sistema Cultual do Exército visa apresentar ao público interno e externo a importância da gestão qualificada do patrimônio histórico e cultural do Exército Brasileiro.
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .