Visão Geral

1. OBJETIVO

Divulgar as pesquisas do Projeto "Marechal Oswaldo Cordeiro de Farias: um líder estratégico e militar", realizadas até o presente momento, tendo por base a sua memória histórica e biográfica, de forma a  caracterizar as principais analogias e diferenças relativas ao exercício da liderança estratégica e militar, em função do grau hierárquico e das situações por ele vividas: no tempo de paz, nas operações de combate e no desempenho de cargos públicos.

2. EXECUÇÃO

a. Realização: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por intermédio do seu Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEX), em parceria com o Centro de Estudos Estratégicos Marechal Cordeiro de Farias (CEE-CF) da ESG, Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB) e o Comando da Artilharia Divisionária da 1ª DE (Cmdo da AD/1).

b. Participantes: Civis e militares, estudantes, professores e pesquisadores de História.
c. Programação




Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .

O conselheiro Franklin Américo de Menezes Dória, Barão de Loreto (1836 - 1906), nascido em 12 de julho de 1836 na Ilha dos Frades, foi advogado, poeta e político, tendo exercido diversos cargos de relevância, entre os quais o de ministro da guerra, em 1881 e 1882, quando fundou a BIBLIEx. Tendo acompanhado a família imperial para o exílio em 16 de novembro de 1889, retornou ao Brasil em 21 de agosto de 1890. Faleceu na cidade do Rio de Janeiro, em 28 de outubro de 1906.