Processo de Avaliação pelos Pares
NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS
Caros Pesquisadores e Profissionais,
é com grande entusiasmo que convidamos vocês a contribuírem com seus trabalhos para o XI Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército, onde exploraremos as interseções vitais entre saúde, atividade física e desempenho humano. Este evento promete ser uma oportunidade única para compartilhar descobertas de pesquisa inovadoras, insights práticos e debates estimulantes em duas linhas de concentração: "Esporte, Exercício e Saúde" e "Saúde e Capacitação Física do Combatente". Os anais com os resumos serão publicados na Revista de Educação Física (ISSN 2447-8946).
Esporte, Exercício e Saúde:
Esta linha de concentração visa aprofundar nossa compreensão dos efeitos benéficos do esporte e do exercício na saúde física e mental. Desde a investigação de novas estratégias de treinamento até a aplicação de abordagens inovadoras na reabilitação, buscamos resumos que destaquem as últimas descobertas científicas, melhores práticas e intervenções eficazes para promover estilos de vida ativos e saudáveis em todas as faixas etárias e contextos.
Saúde e Capacitação Física do Combatente:
Nesta linha de concentração, buscamos explorar os desafios únicos enfrentados pelos militares e profissionais de segurança em geral em relação à saúde e ao desempenho físico. Dos avanços no treinamento de combate à gestão de lesões e otimização do condicionamento físico em ambientes operacionais, convidamos resumos que examinem estratégias inovadoras para promover a resiliência e o bem-estar dos combatentes, tanto em tempos de paz quanto em conflitos.
Orientações para resumos:
O autor que apresentará o trabalho deverá estar inscrito no evento, mas a submissão do resumo pode ser feita antes da inscrição. Os resumos serão submetidos em um formulário eletrônico. O link está ao final da presente seção de orientações.
Linhas de concentração: apresente sua escolha entre as duas linhas (Esporte, Exercício e Saúde OU Saúde e Capacitação Física do Combatente)
Título: conciso, usar letra maiúscula apenas quando for o caso
Autor (es) e instituição (ões): usar nome completo com numeração correspondente para institução. Exemplo: Gabriel dos Santos Rangel (1); Mariana Javante Oliveira (2). (1) Escola de Educação Física do Exército; (2) Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Os resumos devem ser redigidos em Arial 12, espaço simples e em apenas um parágrafo estruturado, contendo especificamente as seções: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão.
Palavras chaves: até 5, conforme DECS (https://decs.bvsalud.org/)
Referências: até 3, estilo Vancouver.
Link do formulário para envio: https://forms.gle/9Qz6aoypoP9TDJXh7
Datas importantes:
Submissão dos resumos: até 15 de maio de 2024
Resultados da seleção dos resumos: 30 de maio de 2024
Política de Acesso às Edições Anteriores
As apresentações que compõem as conferências atual e anteriores neste site são de acesso livre e estão disponíveis para leitura gratuitamente, em benefício de autores e leitores interessados.
João Pandiá Calógeras (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1870 — Petrópolis, 21 de abril de 1934) foi um engenheiro, geólogo e político brasileiro. Foi deputado federal por Minas Gerais, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria (1914) e da Fazenda (1916) durante o governo de Venceslau Brás. Foi o primeiro e único civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, no governo de Epitácio Pessoa, de 3 de outubro de 1919 a 15 de novembro de 1922, quando foi fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Autor do decreto 2.933, de 6 de janeiro de 1915, publicado no Diário Oficial da União em 7 de janeiro de 1915, cujo art. 7.º estabeleceu que a mina constitui propriedade distinta do solo, sendo alienável isoladamente ( art. 2º), dando início ao atual regime mineral presente na Constituição Federal do Brasil. Erudito, foi autor de extensa obra, da qual destacam-se: Formação Histórica do Brasil, publicada pela Companhia Editora do Brasil na prestigiada coleção" Brasiliana", em primeira e segunda edições e está hoje editado pelo Senado Federal, e "Política Exterior do Império", obra que se tornou raridade bibliográfica, teve reedição pelo Senado Federal. Seus restos mortais encontram-se despojados no Cemitério Municipal de Petrópolis - RJ.