Submissões

Submissões online

Já possui um Login/Senha de acesso à Portal de Eventos e Conferências do Exército Brasileiro?
Acesso

Não possui Login/Senha?
Inscrições

A inscrição, criando seu login e senha, é obrigatória para submissão de documentos online e acompanhar a situação de submissões.

 

Diretrizes para Autores

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS

Caros Pesquisadores e Profissionais,

é com grande entusiasmo que convidamos vocês a contribuírem com seus trabalhos para o XI Fórum Científico da Escola de Educação Física do Exército, onde exploraremos as interseções vitais entre saúde, atividade física e desempenho humano. Este evento promete ser uma oportunidade única para compartilhar descobertas de pesquisa inovadoras, insights práticos e debates estimulantes em duas linhas de concentração: "Esporte, Exercício e Saúde" e "Saúde e Capacitação Física do Combatente". Os anais com os resumos serão publicados na Revista de Educação Física (ISSN 2447-8946).

Esporte, Exercício e Saúde:

Esta linha de concentração visa aprofundar nossa compreensão dos efeitos benéficos do esporte e do exercício na saúde física e mental. Desde a investigação de novas estratégias de treinamento até a aplicação de abordagens inovadoras na reabilitação, buscamos resumos que destaquem as últimas descobertas científicas, melhores práticas e intervenções eficazes para promover estilos de vida ativos e saudáveis em todas as faixas etárias e contextos.

Saúde e Capacitação Física do Combatente:

Nesta linha de concentração, buscamos explorar os desafios únicos enfrentados pelos militares e profissionais de segurança em geral em relação à saúde e ao desempenho físico. Dos avanços no treinamento de combate à gestão de lesões e otimização do condicionamento físico em ambientes operacionais, convidamos resumos que examinem estratégias inovadoras para promover a resiliência e o bem-estar dos combatentes, tanto em tempos de paz quanto em conflitos.

Orientações para resumos:

O autor que apresentará o trabalho deverá estar inscrito no evento, mas a submissão do resumo pode ser feita antes da inscrição. Os resumos serão submetidos em um formulário eletrônico. O link está ao final da presente seção de orientações.

Linhas de concentração: apresente sua escolha entre as duas linhas (Esporte, Exercício e Saúde OU Saúde e Capacitação Física do Combatente)

Título: conciso, usar letra maiúscula apenas quando for o caso

Autor (es) e instituição (ões): usar nome completo com numeração correspondente para institução. Exemplo: Gabriel dos Santos Rangel (1); Mariana Javante Oliveira (2). (1) Escola de Educação Física do Exército; (2) Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Os resumos devem ser redigidos em Arial 12, espaço simples e em apenas um parágrafo estruturado, contendo especificamente as seções: Introdução, Objetivo, Métodos, Resultados, Conclusão.

Palavras chaves: até 5, conforme DECS (https://decs.bvsalud.org/)

Referências: até 3, estilo Vancouver.

Link do formulário para envio: https://forms.gle/9Qz6aoypoP9TDJXh7

Datas importantes:

Submissão dos resumos: até 15 de maio de 2024

Resultados da seleção dos resumos: 30 de maio de 2024

 

Itens de Verificação para Submissão

  1. A submissão não foi publicada ainda, nem está em consideração para publicação por outra conferência (ou oferecer explicações no campo Comentários ao Diretor).
  2. O arquivo de submissão está no formato OpenOffice, Microsoft Word, RTF, ou WordPerfect.
  3. Todas as URLs no texto (ex.: http://pkp.sfu.ca) estão ativas e prontas para clicar.
  4. O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e os requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Conferência.
  6. Em caso de submissão a uma modalidade com avaliação pelos pares cega, os nomes dos autores foram removidos, com "Autor" e ano usados na bibliografia e notas de rodapé, em vez do nome do autor, título do documento, etc.
  7. Em caso de submissão para avaliação pelos pares cega, todos os documentos do Microsoft Office (incluindo documentos suplementares) foram salvos usando a opção "Salvar como"; em seguida clicando em Ferramentas (ou Opções no Mac); clicando em Segurança; escolhendo "Remover informações pessoais do das propriedades do arquivo ao salvar"; clicando em seguida em Salvar.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que submetem a esta conferência concordam com os seguintes termos:
a) Autores mantém os direitos autorais sobre o trabalho, permitindo à conferência colocá-lo sob uma licença Licença Creative Commons Attribution, que permite livremente a outros acessar, usar e compartilhar o trabalho com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
b) Autores podem abrir mão dos termos da licença CC e definir contratos adicionais para a distribuição não-exclusiva e subseqüente publicação deste trabalho (ex.: publicar uma versão atualizada em um periódico, disponibilizar em repositório institucional, ou publicá-lo em livro), com o crédito de autoria e apresentação inicial nesta conferência.
c) Além disso, autores são incentivados a publicar e compartilhar seus trabalhos online (ex.: em repositório institucional ou em sua página pessoal) a qualquer momento antes e depois da conferência.

Política de Privacidade

 

Os nomes e endereços informados nesta conferência serão usados exclusivamente para os serviços prestados por este evento, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.



João Pandiá Calógeras (Rio de Janeiro, 19 de junho de 1870 — Petrópolis, 21 de abril de 1934) foi um engenheiro, geólogo e político brasileiro. Foi deputado federal por Minas Gerais, ministro da Agricultura, Comércio e Indústria (1914) e da Fazenda (1916) durante o governo de Venceslau Brás. Foi o primeiro e único civil a exercer o cargo de ministro da Guerra na história republicana brasileira, no governo de Epitácio Pessoa, de 3 de outubro de 1919 a 15 de novembro de 1922, quando foi fundador da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais do Exército Brasileiro. Autor do decreto 2.933, de 6 de janeiro de 1915, publicado no Diário Oficial da União em 7 de janeiro de 1915, cujo art. 7.º estabeleceu que a mina constitui propriedade distinta do solo, sendo alienável isoladamente ( art. 2º), dando início ao atual regime mineral presente na Constituição Federal do Brasil. Erudito, foi autor de extensa obra, da qual destacam-se: Formação Histórica do Brasil, publicada pela Companhia Editora do Brasil na prestigiada coleção" Brasiliana", em primeira e segunda edições e está hoje editado pelo Senado Federal, e "Política Exterior do Império", obra que se tornou raridade bibliográfica, teve reedição pelo Senado Federal. Seus restos mortais encontram-se despojados no Cemitério Municipal de Petrópolis - RJ.